segunda-feira, 30 de maio de 2011

E N T R E V I S T A !

Rafaela Pino Gomes
________________________________________
Centro de Ciências Biológicas - CCB - UFSC
Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática e Imunoquímica - LABCAI
Servidão Caminho do Porto S/N
Itacorubi - Florianópolis -SC
CEP: 88034-257
Fone: (48) 3721 - 6412

1- Qual a sua área de especialização?
R: Biotecnologia. Mais voltada para a pesquisa em Biologia molecular.

2- E o que fez você se especializar nessa área?
R: Primeiramente foi devido ao meu trabalho desenvolvido durante a minha graduação onde trabalhei com clonagem e sequenciamento de cepas específicas de Trypanossoma rangeli comparativamente com Trypanossoma Cruzi que é o causador da doença de chagas. E assim adorei trabalhar em pesquisa voltada para a parte molecular. Em seguida trabalhei em dois laboratórios direcionados a pesquisa molecular e bioquímica. Um em parasitas e outro voltado para pesquisas voltadas a vírus de camarão e biomarcadores de contaminação aquática e imunoquímica com ostras e peixes que é onde trabalho e desenvolvo meu projeto de pesquisa do mestrado. E assim, pude aprender mais técnicas e definir que essa seria a minha área de trabalho, pois adoro o que faço hoje.

3- O que é a Biotecnologia?
R: Biotecnologia é uma área ampla, onde se podem trabalhar desde animais, plantas, microrganismos, cultura de células entre outros, voltados para a pesquisa de desenvolvimento de métodos e produtos para diferentes meios, como por exemplo a indústria farmacológica, médica, agropecuária, bem como para a elucidação biológica e funcionalidade dos mais variados organismos. A biotecnologia é uma ferramentas da atualidade que nos fornece subsídios para entendermos o funcionamento da vida e nos permite modifica-la conforme a necessidade, através de manipulações químicas, moleculares e muitas vezes genéticas.

4- Você está fazendo alguma pesquisa?
R: Sim. Minha pesquisa é desenvolvida através de técnicas moleculares, onde busco a expressão de diferentes CYPs em ostras que serão submetidas a diferentes poluentes, como por exemplo esgoto doméstico, petróleo e alguns agrotóxico e possíveis fármacos.

5- Em que consiste sua pesquisa?
R: Na busca de diferentes sequencias genicas de diferentes cyps para que possa através destes encontrar algum Biomarcador de contaminação aquática, que futuramente possa permitir a sociedade e a órgãos governamentais o monitoramento de áreas poluídas.

6- No panorama de hoje, porque é interessante para a medicina se aprofundar nesses estudos de biotecnologia?
R: A pesar da minha pesquisa não ser voltada para a medicina, acredito que a biotecnologia é a porta de entrada para que possamos elucidar vários tipos de doenças que hoje ainda não foram completamente entendidas e descritas. Através desta área podem ser desenvolvidos e/ou aperfeiçoado, inúmeros fármacos e vacinas que possam curar tanto Seres Humanos como animais.  Não esquecendo da parte vegetal que pode tanto ser usada para a fabricação desses fármacos como complemento de diferentes tratamentos.

7- E o que são  CYPs?
R: Cyp é uma proteína conhecida como Citocromo P450, presente nos organismos vivos, responsável pelo metabolismo oxidativo, ou seja, é a quebra de compostos orgânicos, fármacos, diferentes tipos de poluentes ambientais, em moléculas menores para que assim, essas substâncias sejam eliminadas do organismo. Porém, em alguns casos a metabolização de algumas moléculas também podem gerar metabólitos mais tóxicos que a inicial, aumentando os efeitos tóxicos dos compostos, como por exemplo aumento do risco de câncer, defeitos no desenvolvimento embrionário, agravamento de intoxicação favorecendo a infecção por outros patógenos.

8- Quais os benefícios dessa sua pesquisa?
R: Com o aumento populacional, bem como a falta de comprometimento das pessoas com o meio ambiente, principalmente com os recursos hídricos, é de extrema importância o monitoramento da qualidade da água e avaliação dos efeitos tóxicos causados pela presença dos mais variados tipos de contaminantes, para que seja possível controlar e/ou desacelerar a provável escassez de água. E a busca por biomarcadores bioquímicos e moleculares é uma das linhas para se chegar a esse fim, pois estes permitem o estabelecimento de estratégias de remediação antes que danos irreversíveis ao ambiente aconteçam. Este trabalho busca contribuir para o desenvolvimento de indicadores de saneamento ambiental e saúde pública que possam ser utilizados na proteção e recuperação do ambiente aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário