sábado, 28 de maio de 2011

TÓPICO DE FICHAMENTO

GINCANA:
FICHAMENTO 5

SOUZA,R.M; LEHN,C.N; DENARDIN,O.V.P.NÍVEIS SÉRICO E SALIVAR DE IMUNOGLOBULINA A EM PORTADORES DE CÂNCER DA BOCA E OROFARINGE .REV ASSOC MED BRAS 2003; 49(1): 40-4


“As imunoglobulinas pertencem a classe das gamaglobulinas, proteínas plasmáticas que exibem propriedades imunológicas. Embora outras proteínas do soro possam participar dos fenômenos imunológicos, elas não apresentam o mesmo grau de importância das gamaglobulinas. As imunoglobulinas são classificadas, de acordo com suas características físico-químicas e biológicas, em cinco sub-grupos representados pelas letras A, D, E, G e M”.(PÁG.40)

“A IgA desempenha papel importante na neutralização e eliminação de antígenos locais e na modulação de fatores imunológicos teciduais ou humorais. Lehner4 estudou a participação da imunodeficiência celular intermediária no desenvolvimento do carcinoma oral demonstrando Ag associação entre modificações imunológicas e transformação carcinomatosa da leucoplasia”. (PÁG.40)

“Em indivíduos com câncer, a síntese de anticorpos pode estar comprometida ou exacerbada, na dependência dos mecanismos imunológicos envolvidos na proliferação de células tumorais, determinando elevação ou redução nas concentrações de frações das imunoglobulinas. O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço apresenta deficiência imunológica caracterizada por alto grau de desordem na produção de células plasmáticas com reflexo na produção de imunoglobulinas.(PÁG.40)

“A imunoglobulina A é a forma isotípica dominante de gamaglobulina em todas as superfícies de mucosa e atua como um sistema de defesa, de primeira linha, contra a invasão microbiana. Este componente imunológico inibe a aderência dos microrganismos à superfície das células da mucosa e impede a penetração nos tecidos orgânicos. Ligase aos leucócitos polimorfo nucleares e pode também ativar a via alternativa do complemento, fornecendo um mecanismo extra de
proteção contra determinados fatores”. (42)

“O nível sérico de IgA não apresentou diferença entre os pacientes com câncer de boca e orofaringe e os indivíduos normais. A IgA salivar, medida por duasmetodologias diferentes, foi significativamente mais baixa nos portadores de câncer de boca e orofaringe quando comparados com os componentes do grupo controle”. (PÁG.43)



Um comentário:

  1. Outro artigo sobre cancer.
    Acho que está fazend uma boa escolha. Aprofundando os conhecimentos sobre um tema - cancer de boca. òtimo.
    .
    Com o tempo, e a medida que for cursando diversas disciplinas, você verá que vai entender bem mais deste assunto.
    .
    Por outro lado, à medida que ler com antecedência, você irá aproveitar ainda mais estas disciplinas, também.
    .
    Realizar leitura de artigos científicos é muito trabalhoso. No início, não tão prazeroso. Mas com o tempo a gente se acostuma e ver como pode ser útil.
    .
    Sucesso,
    Amanda Alencar.

    ResponderExcluir