domingo, 29 de maio de 2011

TÓPICO FICHAMENTO

FICHAMENTO-7



Biazevic,M.G.H; Castellanos,R.A; Antunes,J.L.F; Crosato,E.M.Tendências de mortalidade por câncerde boca e orofaringe no Município de São Paulo, Brasil, 1980/2002.Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 22(10):2105-2114, out, 2006

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de boca e orofaringe são considerados os neoplasmas mais freqüentes de cabeça e pescoço, com cerca de 390 mil novos casos por ano 1. A designação comum de “câncer de boca e orofaringe” refere-se a uma categoria abrangente de localização de neoplasias com diferentes etiologias e perfis histológicos, embora majoritariamente se refira ao carcinoma epidermóide. Sua etiologia é multifatorial, integrando fatores endógenos, como a predisposição genética e fatores exógenos ambientais e comportamentais, de cuja integração pode resultar a manifestação do agravo. A doença afeta majoritariamente as pessoas com mais de 45 anos de idade e, internacionalmente, há muita variação inter e intra-regional de incidência 2.  (PÁG. 2105)

“Além de refletir o impacto diferencial dos fatores de risco, o estudo de mortalidade porneoplasias é influenciado por variações de quantidade e qualidade dos serviços de saúde. Níveis mais ou menos elevados de provisão, acesso e efetividade dos serviços de saúde podem propiciar condições mais favoráveis para a prevenção, para o diagnóstico precoce e redução de incapacidades, para a implementação dos recursos terapêuticos e um melhor prognóstico para os pacientes afetados. No entanto, o monitoramento destas dimensões, assim como o estudo da distribuição diferencial dos fatores de risco, é difícil de ser realizado em larga escala e período extenso”.(PÁG. 2106)

“No que diz respeito ao alcoolismo, sua participação no risco de neoplasias do trato aéreo digestivo superior foi descrita no Brasil não apenas como fator independente, mas como efeito de interação com o tabaco 26. Agravando o problema do álcool como fator de risco para câncer, estudos no país têm apontado maior prevalência de fumantes entre as pessoas submetidas ao consumo habitual de bebidas alcoólicas 27. Estas observações são compatíveis com a persistência de níveis mais elevados para homens da mortalidade por câncer de boca e orofaringe, uma vez que a prevalência de consumo de bebida alcoólicas em níveis potencialmente danosos à saúde foi descrita como sendo cerca de cinco vezes mais elevada em homens que em mulheres na cidade de São Paulo 28”. (PÁG.2112)

“Observou-se tendência global de incremento na mortalidade (coeficientes ajustados por sexo e grupo etário) por câncer de boca e orofaringe na cidade de São Paulo, sendo que o câncer de língua foi responsável por mais de um terço desses óbitos. A observação de elevada magnitude e tendência crescente para a mortalidade por câncer de localizações não especificadas da boca e orofaringe sugere necessidade de implementar medidas visando a antecipação do diagnóstico e a introdução precoce dos recursos terapêuticos disponíveis".(PÁG. 2112)

Nenhum comentário:

Postar um comentário