sábado, 28 de maio de 2011

TOPICO DO FICHAMNETO

 GINCANA:
FICHAMENTO 2-




REZENDE,C.P ; RAMOS,M.B ; DAGUÍLA,C .H; DEDIVITIS, R.A; RAPOPORT,A. ALTERAÇÕES DA SAÚDE BUCAL EM PORTADORES DE CÂNCER DA BOCA E OROFARINGE. REV BRAS OTORRINOLARINGOL  2008;74(4):596-600.
“Os dois principais fatores de risco relacionados ao câncer da boca são o hábito de fumar e o consumo exces­sivo de bebidas alcoólicas. Existe um efeito sinérgico entre esses fatores e uma relação diretamente proporcional com a quantidade e tempo de exposição. Entretanto, outros fatores têm sido associados ao desenvolvimento do câncer da boca e orofaringe, incluindo agentes biológicos, como o papiloma vírus humano (HPV), higiene oral precária, história pregressa de neoplasia do trato aerodigestivo e exposição excessiva à luz ultravioleta (câncer do lábio). A grande maioria dos cânceres de boca é diagnosticada tardiamente. Para um diagnóstico precoce, está indicado o auto-exame ou o exame periódico por profissionais”.(PÁG.597)

”As recomendações nacionais indicam que sejam estimuladas a higiene oral e visitas regulares ao dentista como medidas de prevenção. O exame clínico cuidadoso da boca deve ser realizado em todas as consultas, mesmo que a queixa  induzida por uma reação inflamatória que leva a um colapso dos tecidos de suporte do dente. A manuten­ção do equilíbrio entre o sistema de defesa do hospedeiro e os microorganismos no sulco gengival é essencial para preservar a saúde. Apoptose e proliferação são fenômenos importantes para regulação dessas atividades e a perturba­ção desse sistema muitas vezes está associada a doenças como câncer, SIDA e artrite reumatóide”(PÁG. 600)

“O melhor meio de combater o câncer oral é a pre­venção, através do diagnóstico precoce e da tentativa de eliminação dos fatores de risco. O insucesso observado nos programas de redução do uso de álcool e tabaco justifica que outros fatores coadjuvantes sejam avaliados e, na medida do possível, modificados. A educação em saúde, através de programas que visem à valorização das ava­liações periódicas e a importância do exame da cavidade oral são as maiores armas disponíveis para diminuir a alta ocorrência do câncer oral em nossa comunidade”(PÁG.600)

Nenhum comentário:

Postar um comentário