domingo, 29 de maio de 2011

TÓPICO FICHAMENTO

GINCANA -
FICHAMENTO 10

FRANZI1,S.A; CURIONI,O.A; CARVALHO,M.B; RAPOPORT.A.ESVAZIAMENTO CERVICAL SELETIVO NO TRATAMENTO DO CARCINOMA EPIDERMÓIDE DO ANDAR INFERIOR DA BOCA. REV. COL. BRAS. CIR



“O esvaziamento eletivo do pescoço é indicado quando o risco de metástases ocultas é de aproximadamente 20% ou maior, devido ao pior prognóstico relacionado à recidiva cervical, quando até 50% dos pacientes são inoperáveis por ocasião do diagnóstico1. A probabilidade de metástases ocultas e os níveis linfonodais habitualmente comprometidos estão bem definidos para os tumores primários dos diferentes sítios anatômicos das vias aerodigestivas superiores, permitindo o planejamento terapêutico a partir do estadiamento clínico da doença”. (PÁG. 321)

“O percentual de pacientes com pescoço falso-positivo foi similar ao percentual de falso-negativos. Aproximadamente um terço dos pacientes submetidos a um esvaziamento radical poderiam ter se beneficiado de um procedimento menos agressivo sem prejuízo do controle da doença. Uma taxa maior de casos falso-positivos foi relatada com doença clinicamente limitada ao nível I, sugerindo que o esvaziamento seletivo possa ser indicado nesta situação”.(PÁG. 321)

“A pesquisa do linfonodo sentinela ainda está em fase experimental na cabeça e pescoço. A identificação correta da primeira estação de drenagem exige treinamento específico e experiência do cirurgião21. Assim como o esvaziamento terapêutico tende a reduzir sua extensão, a proposta de esvaziamento eletivo deve naturalmente evoluir para a pesquisa do linfonodo sentinela, desde que seja confirmada a aplicabilidade deste conceito nos tumores das vias aero digestivas superiores. Outro aspecto que favorece a pesquisado linfonodo sentinela se relaciona ao possível efeito prejudicial da remoção dos linfonodos sobre a resposta imunológica, uma questão ainda não respondida22. Uma limitação do presente estudo se refere à possibilidade de micrometástases não detectadas no exame histológico rotineiro,porém o significado clínico destas micrometástases permanece incerto”.(PÁG.323)

“Mesmo na presença de metástases linfonodais, em casos selecionados, o esvaziamento dos níveis I a IV pode ser adequado no tratamento do carcinoma epidermóide do andar inferior da boca. A repercussão da redução do esvaziamento sobre o controle regional da doença deve ser avaliado em estudos especificamente desenhados, para definir quais pacientes podem se beneficiar com a redução da cirurgia bem como os critérios para a indicação de r adioterapia pós-operatória”.(PÁG. 323)

Nenhum comentário:

Postar um comentário