sábado, 28 de maio de 2011

TOPICO FICHAMENTO

GINCANA
FICHAMENTO 3-
SANTOS ,L . C .O; BATISTA ,O .M ; CANGUSSU , M.C. CARACTERIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TARDIO DO CÂNCER DE BOCA NO ESTADO DE ALAGOAS. BRAZILIAN JOURNAL OF OTORHINOLARYNGOLOGY 76 (4) JULHO/AGOSTO 2010
“É através da epidemiologia que se pode afirmar que o câncer bucal é uma doença de alta incidência no mundo que vem sendo considerada como problema de saúde pública e que a prevenção e o diagnóstico precoce constituem as melhores formas de reverter essa situação”.(PÁG. 417)

“O diagnóstico precoce é dificultado pelo fato de que as lesões iniciais, geralmente assintomáticas, não são valo­rizadas pelo próprio indivíduo e nem pelos profissionais de saúde, sugerindo falta de conhecimento da patologia, deficiência na procura de atendimento médica por parte do indivíduo e/ou do acesso e qualidade da assistência à saúde, fator este ligado a uma ausência de programas governamentais que visem à prevenção e de um sistema de saúde eficiente. (PÁG.417)

“O sítio anatômico mais acometido foi a língua, seguida do palato mole, resultados coincidentes com a literatura onde se constatou o predomínio da língua como a localização mais freqüentemente atingida15,18,19, porém divergentes dos apresentados por outros autores25,26”. (PÁG.420)

“Foi possível observar uma larga maioria de pa­cientes com tumor em estádio clínico avançado, sendo classificados como T3 ou T4, resultado este coincidente com os de alguns autores9,12, comprovando que os pa­cientes quando chegam aos serviços de saúde, a doença se encontra em um estágio avançado”.(PÁG.420)
“Conforme mostram diversos autores4,27,28,29, o tempo decorrido entre a percepção dos sintomas e o diagnóstico e tratamento corretos interfere na evolução e no prognós­tico dessa doença e também na qualidade de sobrevida dos pacientes”.(PÁG.420)
“Os pacientes mais atingidos foram do gênero masculino, melanoderma, faixa etária acima dos 60 anos, trabalhadores rurais, tabagistas e etilistas.(PÁG. 421)
“O atraso no diagnóstico do câncer de boca ocorreu mais pela ignorância por parte dos pacientes, que pelos profissionais, apesar de ter sido detectado um índice sig­nificativo em relação ao desconhecimento e despreparo do profissional em relação às lesões suspeitas da boca, o que dificulta o encaminhamento dos paciente.(PÁG. 421)
“O pouco conhecimento sobre a doença entre pa­cientes e profissionais de saúde, o medo do diagnóstico e as dificuldades para acessar o sistema de saúde são causas importantes para o atraso no diagnóstico. Os pacientes, algumas vezes, são descritos pelos profissionais como os responsáveis pela doença. Os profissionais de saúde são fundamentais no diagnóstico do câncer bucal e devem ter consciência dessa responsabilidade e não culpar os pacientes pelo atraso no diagnóstico. É preciso não só conhecimento, mas atitudes positivas, valores pessoais, habilidades no relacionamento, domínio psicológico e autoconfiança como subsídio ao sucesso do tratamento”.( PÁG. 421)


Um comentário:

  1. Valerá apenas você depois reunir, estes dados em um artigo (tarefa 04).
    .
    Muito bem.
    .

    ResponderExcluir