sábado, 28 de maio de 2011

TÓPICO FICHAMENTO DE 10 ARTIGOS

GINCANA:
FICHAMENTO 1-


BORGES,D .M .L; SENA, M .F; FERREIRA,M .A .F; RONCALL I,A .G.MORTALIDADE POR CÂNCER DE BOCA E CONDIÇÃOSÓCIO-ECONÔMICA NO BRASIL.CAD. SAÚDE PÚBLICA, RIO DE JANEIRO, 25(2):321-327, FEV, 2009


“O câncer é uma enfermidade crônica degenerativa que apresenta um crescimento desordenado (maligno) de células, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. O termo “câncer oral” pode ser encontrado na literatura como sendo todos aqueles tipos de cânceres localizados na cavidade oral, incluindo a orofaringe, apresentando, como sítios anatômicos, de acordo com a Classificação Internacional das Doenças – CID, a base da língua (C01), outras partes não especificadas da língua (C02), glândulas salivares (C07/C08), gengiva (C03), assoalho da boca (C04) e palato (C06) 1”.  (PÁG321)

“A etiologia dessa neoplasia é multifatorial e, apesar de todo o avanço tecnológico obtido até o momento, os agentes etiológicos para o câncer ainda são uma incógnita. Dentre os fatores de risco do carcinoma oral, pode-se citar os extrínsecos– as substâncias químicas (tabaco, álcool), agentes físicos (traumas mecânicos) e biológicos – e os intrínsecos, que correspondem aos estados sistêmico ou geral do indivíduo 4. Como fatores de proteção, alguns estudos observaram que o consumo de frutas e de vegetais consiste em medidas efetivas contra o câncer oral “.(PÁG. 322)

“No presente estudo, os dados encontrados são aparentemente contraditórios, posto que um dos indicadores que aferiu a desigualdade social (mortalidade infantil) apresentou uma correlação inversamente proporcional com o índice de mortalidade por câncer oral, enquanto que o índice de gente  não mostrou qualquer correlação. No entanto, considerando que a exclusão social é um achado comum em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e, conseqüentemente, a baixa esperança de vida ao nascer justifica os resultados, na medida em que o risco de morrer por câncer aumenta com a idade, atingindo valores máximos em torno dos 50-69 anos 16”. (PÁG.324)

“Um maior desenvolvimento sócio-econômico e o conseqüente aumento da esperança de vida parecem justificar a correlação entre a mortalidade por câncer e altos indicadores sociais. No entanto, devem-se considerar as limitações próprias de um estudo do tipo ecológico, além dos sub-registros verificados nas capitais menos Desenvolvidas”. (PÁG.325)

Um comentário:

  1. Pois é, o principal fator para o surgimento de cancer parece mesmo ser a idade. Ou seja, à medida que envelhecemos aumentamos muito nossa chances de ter cancer.
    .
    Mas o cancer pode surgir em qualquer idade. Hoje mesmmo postei no meu blog que está aumentando a incidência de cancer de boca entre jovens, devido à infecção por HPV devido à prática do sexo oral.

    ResponderExcluir